Documentário: O Impostor

Documentário: O Impostor

Esta semana assisti a um documentário chocante: O Impostor. O filme conta a história real de um homem francês, que mora na Espanha, e se faz passar por um menino americano desaparecido há 3 anos.
Apesar de o menino desaparecido (Nicholas) ter 15/16 anos, olhos azuis e cabelos loiros, o “impostor” (Frédéric) consegue, mesmo sendo moreno, de olhos castanhos e tendo 23 anos, enganar a polícia espanhola e americana e a própria família do desaparecido.
Com o passar do tempo, Fréderic acabou sendo descoberto e preso. Porém, o mais intrigante no documentário é o fato de toda a família fazer de tudo para afirmar para todos que aquele homem é mesmo o parente desaparecido, incluindo a própria mãe, irmã, tios, etc.
Quando é preso, Frédéric avisa à polícia que a família matou Nicholas, e por isso entrou na farsa junto com ele. O caso foi investigado durante muitos anos, porém foi arquivado por falta de provas.
Nicholas continua desaparecido até hoje, desde 1994. Já o impostor, após cumprir sua pena, voltou a se fazer passar por outras pessoas, inclusive crianças. Hoje, ele é casado e vive na França com a esposa e três filhos.
Fiquei realmente impressionada com a loucura deste homem e com o enigma desta família, já que não há dúvidas que existe algum segredo não revelado. É impossível crer que a própria mãe, irmã, etc acreditem que um homem completamente diferente fisicamente e com sotaque francês possa ser seu parente desaparecido há 3 anos…bizarro!

Neste link, da Revista Piauí, encontrei uma matéria ótima e muito completa sobre “As muitas vidas de Frédéric Bourdin”. Vale a pena ler e assistir ao documentário:

http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-37/anais-do-crime/o-camaleao

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s