Veneza!

DSC06018

Quando ainda estava decidindo se iríamos para Veneza ou não, conversei com várias pessoas que já tinham ido e recebi diversas opiniões. Alguns amaram, outros nem tanto. Algumas pessoas me disseram inclusive que não valia a pena. Mas sempre tive vontade de conhecer essa cidade, tão diferente de todas as outras.
Além da beleza de suas construções, Veneza é classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é famosa pelo seu Carnaval de máscaras, pela Ponte Rialto, Basílica de San Marco, pelos Cristais de Murano, os passeios românticos de gôndola, o Festival de Cinema de Veneza (que acontece desde 1932), a Bienal de arte….ou seja: é lógico que eu tinha que ir até lá!
Em geral, achei a cidade incrível por ser diferente de tudo que já conheci, mas como nada é perfeito, tenho uma ressalva: a cidade é lotada de turistas, mas lotada mesmo. Em algumas ruas ficava difícil ou quase impossível de andar – tipo 25 de março (SP) ou Saara (Rio) na semana do natal. E, consequentemente, pela quantidade de turistas, a maior parte das lojas da cidade são de souvenir. Não que eu quisesse fazer compras em Veneza (nem pensar!) mas não sei qual o intuito de ter lojas exatamente iguais, vendendo as mesmas coisas na cidade toda.
Enfim, apenas não tenha em mente que Veneza é tão vazia quanto aparenta ser no filme “Todos dizem eu te amo”, do Woody Allen, onde não aparece quase ninguém nas ruas 🙂

Voltando ao que interessa, vou dar algumas dicas. Ficamos hospedados no Hotel San Zulian. O hotel é ótimo por ser extremamente central – fica em San Marco, perto de tudo. Além disso, o café da manhã era bem gostoso e o quarto bem espaçoso e limpo. Uma foto do nosso quarto:

DSC06022

Outra dica bem legal para conhecer a cidade é pegar o Vaporetto (meio de transporte mais comum em Veneza) na primeira estação e descer na última. O bilhete custa uns 7 Euros por pessoa e o passeio leva uns 30 mins. Como fomos andando até a estação Piazzale Roma (a primeira estação), já conhecemos praticamente toda a cidade a pé, por dentro das ruas e canais (essa caminhada levou mais de 1 hora). Depois, com o Vaporetto, vimos a cidade por outro ângulo, por dentro do Grande Canal. Adorei ter feito esse passeio e considero uma ótima dica! Lembrando que sentamos na parte de fora do Vaporetto, o que foi melhor ainda!

DSC06272

Em Veneza comemos muitas pizzas, bruschettas e saladas e bebemos muito Spritz, a bebida mais famosa da Itália, que agora está na moda por aqui também. Também adorei jantar ao lado do Grande Canal – super romântico!

DSC06234 DSC06182 DSC06031DSC06183

Algumas fotos da cidade:

DSC06021DSC06025DSC06043DSC06046DSC06053DSC06252DSC06253DSC06286DSC06273

E para finalizar o post gigante, não posso deixar de comentar que uma das coisas que mais gostei em Veneza foi a chegada. Chegamos de avião e para sair do aeroporto pegamos um barco, que até chegar na ilha de Veneza, vai parando em todas as outras: Murano, Burano, Torcello, etc. Esse caminho é lindo e muito diferente, afinal não é todo dia que pegamos um barco ao sair do aeroporto. E quando vamos chegando na cidade, vemos barcos enormes (com helipontos), barcos pequenos, lanchas, iates, gôndolas, vaporettos, taxis aquáticos…enfim: todo o tipo de transporte aquático. Além da vista da cidade, que é linda!

DSC06019

Advertisements

3 thoughts on “Veneza!

  1. Lindo texto, lugar e fotos! Fui para Vezena qd tinha 15 anos, adorei, é muito diferente. Lembro que visitei uma fábrica tradicional de cristais, incrível.

    Em tempo, parabéns pelo blog. Muito interessante e útil, estarei sempre por aqui 🙂

  2. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o post!
    Que saudades de Veneza!!!!
    Que saudades dos spritz!!!

    Ficou excelente o seu blog, você descreveu bem como é veneza e tudo que vi lá.
    Murano eu fui, é bem legal ver a fabricação dos cristais!

    E a melhor pizza q comi na italia foi em veneza, regada a muito spritz!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s